As suas imagens são poderosas. Metáforas em si mesmas, mostram aquilo que queremos dizer, quando nem as palavras seriam suficientes. Os meus conhecimentos técnicos são totalmente limitados, portanto é o coração que fala. Ou melhor, a cabeça. Ou melhor, onde quer que se encontre depositada a nossa noção de beleza.
Como explicar a emoção de linhas, formas e cores? Como explicar que uma textura, uma imagem, nos toque a alma e nos conforte? Magritte é calor, é felicidade, é um mundo que descubro em cada novo olhar, em cada refrescante reflexo.
Houve quem reparasse no seu poder energético e o tenha estendido num prolongamento lógico para a imagem em movimento. Acredito que a sua obra tenha influenciado visualmente o cinema das mais diversas formas. Eis alguns exemplos crassos.
Magritte é o autor do quadro “Le Fils de l’Homme” (1964) que se torna praticamente uma personagem no filme THE THOMAS CROWN AFFAIR de Jonh McTiernan (1999).
O seu quadro “La Reproduction Interdite” (1939) é transcrito numa cena do filme SECRET WINDOW de David Koepp (2004).
E ninguém me consegue convencer que o CASTELO ANDANTE de Hayao Miyazaki (1986) não se inspirou em “Le Château des Pyrenees” (1959).
Mas a relação de Magritte com o cinema não foi unilateral. O próprio foi influenciado pela visão do mundo de artistas como Louis Feuillade e a sua personagem Fantômas.
“Fantômas - À l'ombre de la guillotine” (1913), “Fantômas contre Fantômas” (1914)
Le Retour de Flamme, 1943
* Post resgatado e reformulado daqui e daqui
De
Nuno a 6 de Fevereiro de 2008 às 14:23
Twilight turns from amethyst
To deep and deeper blue
We've got an hour or two
Before it's time to go
Let's go see a movie show
Jeanne can't choose
Between the two
'Cos Jules is hip
And Jim is cool
And so they live together
With the trees and birds
And little girls
Who play upon
Poor Jean-Claude's nerves
Till finally
He strokes Claire's knee
And when she asks
Of his ambition
Jean-Pierre replies
"My mission
Is to become eternal
And to die..."
Heaven knows the reason why...
When the lights go out
All over Europe
I forget about old Hollywood,
'Cos Doris Day could never
Make me cheer up
Quite the way those French girls always could
Jean Seberg: Et puisque je suis mechante avec toi c'est la preuve que je ne suis pas amoureuse de toi
Jean Paul Belmondo: On dit qu'il n'y a pas d'amour heureux
Jean Seberg: Si je t'aimais... oh c'est trop compliqué
Jean Paul Belmondo: Au contraire, il n'y a pas d'amour malheureux
Jean Seberg: Je veux que les gens s'occupant pas de moi et puis je suis independente... Peut etre que tu m'aimes?
Jean Paul Belmondo: C'est ce que lu crois, mais tu ne l'ai pas
Jean Seberg: C'est pour ca que je t'ai denonce
Jean Paul Belmondo: Je te suis superieur
Jean Seberg: Maintenant tu es force de partir
Jean Paul Belmondo: Tu es single, c'est lamentable comme raisonnment...
When the lights go out
All over Europe
I forget about old MGM
'Cos Paramount
Was never Universal
And Warners went out
Way back when
Those lights go out
All over Europe
I forget about old Hollywood,
'Cos Doris Day could never
Make me cheer up
Quite the way those French girls
Always could.
The Divine Comedy | When the Lights Go out All over Europe
:-)
Comentar post